A pandemia da covid-19 obrigou alguns restaurantes a trocarem o tipo de serviço. Com menos pessoas almoçando fora de casa, muitos estabelecimentos deixaram de servir almoço self-service e trocaram pelo prato pronto, o à la carte.
Paulo Baglio, proprietário de um restaurante no Centro de Campinas, afirma que optou pelo à la carte por causa do movimento menor para não desperdiçar alimentos.
Cláudio Maurício Zorzan trabalha em uma livraria na região central e precisa almoçar fora de casa. Recuperado da covid-19, ele escolhe um restaurante que ainda serve as refeições no sistema de self-service e se diz satisfeito com todos os protocolos de segurança adotados.
Para quem optou por trocar o sistema pelo à la carte, a expectativa é que o movimento vá voltando aos poucos para diminuir os prejuízos do setor, como diz o dono de restaurante Paulo Baglio.
Tanto os restaurantes self-service quanto os à la carte disponibilizam álcool em gel na entrada e permitem apenas a entrada de clientes usando máscara. Um dos estabelecimentos que permite ao consumidor se servir no buffet ainda obriga o uso de luvas plásticas.
A fase amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado, permite o funcionamento de bares e restaurantes por oito horas diárias, com 30% da capacidade do local disponibilizados para atendimento presencial nas mesas.