Ouça ao vivo

SP reduz óbitos e internações por covid-19

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Pela segunda semana seguida, o estado de São Paulo reduziu os indicadores da pandemia do novo coronavírus. Nos últimos sete dias, o índice de mortes reduziu 8% quando comparado ao período anterior. Entre os dias 19 e 25 de julho foram 1.869 mortes em decorrência da covid-19 e uma semana depois, entre os dias 26 de julho e 01 de agosto, este número foi para 1.719. Em relação às internações, houve redução de 2,5% no período em análise. Foram 12.874 internações na primeira semana e 12.551 no período seguinte.

O secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, comemorou a redução dos indicadores, o que comprova a eficácia do plano estadual de contingência à pandemia. Segundo ele, a queda no número de internações e de óbitos por covid-19 está diretamente relacionada ao aumento da oferta de testes em todo o território paulista. “Isso claramente se espelha, se reflete ao programa de testagem. Hoje nós atingimos 1,7 milhão de testes, correspondendo a 25% do total de testes aplicados no Brasil. Chegamos a níveis de testagens similares a países europeus, como a Noruega, como a Alemanha, com cerca de 23 mil testes todos os dia”, afirma.

A secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, disse que o cenário é animador, quando a análise é feita a partir da capital e da Grande São Paulo. Segundo ela, há algumas semanas o estado havia atingido um platô, num patamar considerado alto. Agora, os indicadores começaram a cair e a situação atual é semelhante à registrada na primeira quinzena de abril. “Nós precisamos relembrar isso, porque o patamar que nós temos hoje é semelhante ao patamar da primeira quinzena de abril. Nós voltamos ao patamar que nós tínhamos, há mais de três meses atrás, quase quatro meses. Isso é muito importante. É uma conquista de todos nós, que agora precisa ser mantida”, disse.

Com a redução das novas internações no estado, as taxas de ocupação de UTI também diminuíram, atingindo um patamar próximo dos 60%. No estado, o índice está em 61,5% e na Grande São Paulo, 59,9%. Até a tarde desta segunda-feira, 03, São Paulo totalizava 560.218 casos confirmados de covid-19 e 23.365 óbitos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.