Ouça ao vivo

Voluntária em teste de vacina conta experiência

A presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Denise Abranches, é a primeira voluntária fora do Reino Unido a tomar a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford.

A cirurgiã dentista está participando, como voluntária, da fase três da pesquisa coordenada no Brasil pela a UNIFESP a Universidade Federal de São Paulo. De acordo com ela, a odontologia Hospitalar é uma especialidade focada em pacientes que necessitam de atendimento em ambiente hospitalar, internados ou não, ou em assistência domiciliar.

Desde fevereiro atuando na linha de frente da pandemia, a cirurgiã diz encarar como dever profissional participar da ação e contribuir com a ciência a trazer a segurança a saúde para a população. Segundo ela, o primeiro critério para participar como voluntária da pesquisa que busca a eficacia da vacina foi não ter sido contaminada pelo coronavírus. Depois de uma série de teste só foi receber o imunizante no dia, 23 de junho.

De acordo com a cirurgiã, Denise Abranches ,desde que recebeu a dose do imunizante não teve nenhuma reação adversa e se mantém trabalhando dentro da rotina  e com as mesmas disciplinas de biossegurança.  Ela explicou também que a dose foi unica e que está produzindo um diário eletrônico para relatar informações sobre temperatura e sintomas corporais. A cirurgiã dentista faz parte do grupo de dois mil voluntários em São Paulo e no Rio de Janeiro que está recebendo doses do imunizante em teste no Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.