Ouça ao vivo

Campinas tem 13 candidatos a prefeito

Foto: Flávio Botelho

Foram definidos todos os candidatos ao cargo de prefeito em Campinas. Ao todo, são 13 nomes que precisam registrar na Justiça Eleitoral a intenção de entrar na disputa eleitoral até o próximo dia 26.

Seguindo a ordem alfabética, Ahmed Tarique abre a lista: o campineiro é do Partido da Mobilização Nacional, PMN, tem 27 anos, atua como professor e tem formação em marketing e ciências sociais.

Alessandra Ribeiro, do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, é historiadora e urbanista e também é gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira e mestre da comunidade Jongo Dito Ribeiro.

É ainda mãe de santo umbandista, coordena uma pós-graduação em Matriz Africana e é consultora de estudos sobre gestão cultural de espaços compartilhados e patrimônio cultural imaterial.

Pelo Cidadania quem concorre é o vereador em segundo mandato André von Zuben, nascido em São José do Rio Pardo, morador de Campinas há 42 anos e que foi secretário na gestão de Jonas.

Ele esteve a frente da pasta de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, cargo que ocupou até junho deste ano. Respondeu também pela Habitação e foi ainda presidente da Cohab.

O Partido Social Democrático, PSD, oficializou o servidor público da Câmara Artur Orsi, de 50 anos, que disputa cargo pela segunda vez. Formado em Direito, foi vereador por três mandatos.

O médico urologista Dário Saadi, do Republicanos, de 58 anos, mora em Campinas há 38 anos. Ele foi presidente do Hospital Mário Gatti, vereador por quatro mandatos e foi presidente da Câmara.

Nos últimos cinco anos, Saadi esteve à frente da Secretaria Municipal de Esportes, cargo que ocupou até junho. Além disso, é o candidato da situação e tem o apoio de Jonas Donizette, do PSB.

Já o Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, terá Delegada Teresinha na disputa. A ex-vereadora tem 64 anos, é graduada em Direito e foi a titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher do município.

Ela se aposentou da função em 2000. Depois disso, eleita para o Legislativo por dois mandatos. Atualmente, Teresinha de Carvalho é professora da Academia da Polícia Civil de São Paulo.

O Partido Democrático Trabalhista, PDT, oficializou o médico pediatra e doutor pela Unicamp, Hélio de Oliveira Santos, que tem 70 anos e que já esteve na cadeira de prefeito de Campinas.

Eleito também duas vezes deputado federal, esteve por dois mandatos seguidos no Executivo. Em 2011, foi cassado durante processo por responsabilidade administrativa em contratos públicos.

A petroleira Laura Leal, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, o PSTU, tem 44 anos, milita nos movimentos sindical e de mulheres e já foi candidata a vereadora e a deputada estadual.

O vereador em segundo mandato Pedro Tourinho é do Partido dos Trabalhadores, PT: tem 38 anos, é médico sanitarista, especializado em saúde coletiva pela Unicamp é e professor de Medicina.

O Partido Liberal oficializou o atual deputado estadual Rafa Zimbaldi, que tem 39 anos, foi vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara de Campinas em duas oportunidades.

O ambientalista formado em Oceanografia Rogério Menezes, do Partido Verde, PV, atuou como docente em escolas e faculdades e foi secretário do Meio Ambiente de Campinas até junho.

Pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, PRTB, o escolhido é o advogado e empresário Rogério Parada, 54 anos. Nascido nos Estados Unidos, é ainda tenente da reserva da Aeronáutica.

Wilson Matos é o nome do Partido Patriota. Ele é empresário e construiu carreira nos Estados Unidos, onde morou por 25 anos, estudou Engenharia e completou também uma pós-graduação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.