Ouça ao vivo

Clima seco e ação humana elevam focos de incêndios

Foto: redes sociais

A estiagem prolongada, as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar em tem elevado o número de queimadas em toda a região de Campinas. Segundo os dados da Defesa Civil, em setembro do ano passado foram registrados 67 casos. Já neste ano, foram 40 em pouco mais de 10 dias do mês.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Sidney Furtado, além dos fatores climáticos outro grande problema tem sido a ação de moradores da região que ainda utilizam o fogo para a limpeza de terrenos. De acordo com ele, a Defesa Civil faz a verificação das áreas incendiadas por satélite. Os dados são encaminhados para a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, responsável em identificar o proprietários e aplicar aplicar o que dita a lei.

Para o coordenador da Defesa Civil, enquanto o clima seco persistir a região estará em estado de alerta. A recomendação é evitar promover qualquer tipo de incêndio. Outra recomendação é evitar fazer exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes do dia.

De acordo com Sidney Furtado, no último final de semana foram registrados 10 focos de incêndio. O mais grave ocorreu na região do Pico das Cabras, no Distrito de Joaquim Egídio. O combate ao fogo começou no início da tarde de sábado seguiu até a noite. Nesta segunda-feira ocorreram novos registros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.