Uma nota técnica divulgada pelo Observatório PUC-Campinas mostra que a pandemia da covid-19 avançou na Região de Campinas. Durante a 38ª Semana Epidemiológica, os casos e mortes voltaram a crescer após semanas consecutivas de queda.
O Departamento Regional de Saúde de Campinas registrou crescimento de 5,4% nas infecções entre 13 e 19 de setembro, e as mortes subiram 21%. Na Região Metropolitana de Campinas, a variação de contaminação foi de 3,37%, e de mortes 29%. Já em Campinas, o aumento percentual de casos foi de 22,6%, e os óbitos subiram 31%.
O DRS-Campinas é composto por 42 municípios, e contabiliza 99,4 mil casos e 3,1 mil mortes até o momento. A RMC soma 73 mil casos e 2,3 mil vítimas fatais. Em Campinas, o total de infectados passa dos 30,2 mil e são ao menos 1.182 mortes.
A situação coloca a população em alerta, já que nas últimas semanas houve relaxamento nas medidas de proteção contra a pandemia, especialmente no feriado de 7 de setembro, quando foram registradas lotações em praias e bares, reuniões familiares e entre amigos.
O avanço do novo coronavírus também coloca em risco a retomada de economia, que só pode ser mantida se os protocolos de prevenção se mostrarem eficientes.