Efeito manada provoca aumento de preços

O câmbio, a entressafra, o aumento no consumo interno dos produtos básicos e  o efeito manada, são os principais influenciadores para a disparada dos preços dos  alimentos que vem  assustando  o consumidor  brasileiro. A afirmação é  do pesquisador Thiago Bernardino de Carvalho, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada-Esalq/USP, de Piracicaba.

De acordo com ele existem alguns setores como o da carne e  da soja que interferem na composição dos preços por conta das exportações. Já  outros  produtos como o leite, o arroz e o feijão, o problema está na entressafra e no aumento da demanda do  consumo interno dos  produtos mais  básicos.  Esse aumento na demanda, segundo o pesquisador do Cepea é  justificado  pelo desemprego e queda no poder de compra.

Para contornar  o problema o Governo Federal já reduziu  a zero a tarifa sobre importação do  arroz e estuda  fazer  o mesmo com a soja. Para  o pesquisador, a medida vai surtir efeito positivo  a curto prazo, mas, no médio a longo prazo tudo vai depender do custo da produção interna. Para ele o que não pode  ocorrer é o  governo controlar  os preços.

Outro  fator  que interfere no  preço dos produtos, segundo o pesquisador,  é o chamado efeito  manada. Isso  acontece  quando o consumidor corre para  estocar produtos em casa e acaba provocando  uma super demanda.

De acordo  com pesquisador do Cepea, uma possível  queda no preço dos produtos  básicos vai depender das condições para a produção no país  e  isso  será  sentido nas  próximas safras  que  começam a ser plantada  em outubro. Porém, a  queda no valor  dos produtos para  o mercado  interno vai depender muito também do  câmbio. Na  opinião do pesquisador,  para o final do  ano os  preços  continuam altos, com prováveis quedas  provocadas pela  oscilação de mercado.A  expectativa  vai depender  da oferta  e  da demanda.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Emdec remaneja radares em Campinas para reforçar segurança no trânsito

Após redução no acumulado de chuvas, Campinas reabre parques nesta terça (16) 

Mecânica golpista Piracicaba

Polícia investiga mecânica por serviços com valores abusivos em Piracicaba

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Após redução no acumulado de chuvas, Campinas reabre parques nesta terça (16) 

A Prefeitura de Campinas (SP) reabriu, na manhã desta terça-feira (16), os 25 parques e bosques municipais e a Mata de Santa Genebra após redução no acumulado de chuvas, que ficou em 68, milímetros em 72 horas, de acordo com o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec), do governo do Estado de São Paulo. As áreas verdes estavam fechadas desde domingo (13). 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.