Ouça ao vivo

Aluno cria app para deficientes visuais

Um aluno da faculdade de engenharia de computação da PUC-Campinas desenvolveu um aplicativo que auxilia deficientes visuais a encontrarem objetos sem ajuda de outras pessoas. O projeto faz parte do TCC do estudante e já está disponível para download gratuito nas lojas virtuais, com o nome de ‘Cadê? Acessibilidade’. O desenvolvedor é o aluno Pedro Angelo Catalini, que está no quinto ano do curso.

O App funciona com inteligência artificial, possibilitando que o usuário solicite um objeto pela interface do dispositivo, que faz a busca no ambiente usando a câmera, como um scanner. Ao encontrar o objeto, o smartphone vibra, indicando sua posição. Para o estudante Pedro Angelo Catalini, a maior motivação para seguir com o projeto foi a possibilidade de usar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para fazer a diferença na vida de pessoas que realmente precisam. A minha maior motivação, para usar esse TCC, foi ajudar a pessoas com deficiência. Eu gostaria realmente de aplicar todos os conhecimentos que eu tive no curso, com relação ao que há mais de moderno a inteligência artificial, algorítimos de aprendizado de máquinas, etc. E eu queria aplicar isso num pública, para realmente fazer a diferença na vida de alguém”, afirma.

Ainda pouco conhecido, o aplicativo vai aos poucos atingindo seu publico alvo. Até o começo de setembro, eram pouco mais de 150 downloads, com alta taxa de avaliação por parte dos usuários. Um deles é o também estudante Victor Inácio. Ele disse que além de toda a praticidade e facilidade oferecida pelo aplicativo, chama mais a atenção ver que o desenvolvedor ter prestado atenção às necessidades dos deficientes visuais. Eu achei incrível o Pedro, sendo uma pessoa que enxerga, sem deficiência nenhuma, pensar num deficiente visual. É muito difícil a população pensar no deficiente visual. Pensa sim, quando vê um na rua e fala ‘ô tadinho, será que ele quer alguma ajuda?’”, explica.

Pedro planeja continuar desenvolvendo o aplicativo após o TCC, para lançar o aplicativo para todas as plataformas, além de aprimorar a capacidade de encontrar outros objetos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.