O prazo de 7 de outubro para o retorno das aulas presenciais foi estipulado pelo Governo do Estado e seguido pela Prefeitura de Campinas. Por enquanto é uma previsão, mas caso seja a data estabelecidas, as escolas particulares da cidade pretendem retomar as atividades exatamente desse dia.
O diretor pedagógico do Colégio Rio Branco, José Ademir Formigoni, explica que todos os protocolos de segurança já estão prontos e os alunos frequentaram as aulas em sistema de rodízio.
O Colégio Oficina do Estudante vai fazer um revezamento de 20% de ocupação das salas de aula por dia da semana. Com isso, cada aluno irá à escola presencialmente uma vez por semana.
Por isso, segundo o diretor pedagógico Antunes Rafael, as aulas on-line continuam e seguindo o mesmo conteúdo apresentado atualmente, com 100% dos estudantes em casa.
Quanto ao fechamento do ano letivo de 2020, cada instituição vai seguir um calendário de acordo com as necessidades. No caso da Oficina, o diretor explica que as aulas terminam antes do Natal.
No caso do Rio Branco, a tendência é a mesma, mas as matérias podem seguir até o início de 2021, de acordo com o diretor.
Além do revezamento entre alunos, os colégios particulares instalaram câmeras e reforçaram a conexão de internet para que as aulas presenciais sejam assistidas também pelos alunos que estão em casa.
Os estudantes, professores e funcionários vão passar por medição de temperatura, tapetes sanitizantes para os calçados e terão álcool gel disponível em diversos pontos dentro e fora das salas de aula.