Ouça ao vivo

Estiagem derruba nível do Cantareira e vazão de rios

Com a falta de chuvas, o nível do  Sistema  Cantareira vem baixando em média 0,2% ao dia durante o ano. A  situação tem se agravado nos últimos 2 meses, com registros de 5% de queda na reservação de água ao mês. Para se ter  uma  ideia em 11 de maio, o nível estava em 60,8%  já 16 de setembro marcava 44,4%. A última vez que o Cantareira registrou variação positiva foi no dia 28 de junho. Na ocasião o nível subiu 0,1%.

Na mesma  data, a vazão no Rio Atibaia,  na estação de captação em  Valinhos registrava 11.10 m3/s. No Rio Piracicaba 18.67 m3/s e no Atibaia, em Campinas, 9.35m3/s. Já no Ribeirão Quilombo em Sumaré  0.57m3/s. No Rio Capivari , em Monte Mor 2.7 m3/s e  no Rio Jaguari , em Jaguariúna 3.54 m3/s.

O Sistema Cantareira, faz o abastecimento de água para a grande São Paulo e também para cidades de Campinas e região. De acordo com o secretário executivo do Consórcio PCJ,  Francisco Lahoz, a  redução no índice de reservação  é  preocupante, porém, ele  explica  que os  municípios abastecidos  pelo PCJ estão em uma situação mais tranquila.

De acordo com Francisco Lahoz, a  situação é mais  complicada para  os 44 municípios  que  não  são  atendidos pelo PCJ. Para essas localidades foi implantado em parceria com o Governo do Estado  o programa Superando a Estiagem, que prevê medidas de contingenciamento  até período de chuvas, que começa  em outubro.

O secretário executivo do Consórcio PCJ,  defende  a  construção de reservatórios e explicou que recentemente  o Plano de Revisão de Bacias 2010/2035 aprovou um investimento de R$7,6 bilhões. Parte do montante está reservada  para a construção de  três reservatórios na região de Campinas.

De acordo com Francisco Lahoz, medida que a  vazão dos rios diminui o consumo de água  tem aumentado, principalmente, neste  período de pandemia. Diante da situação o Consórcio PCJ tem incentivado as  reservas  individuais com a  construção de cisternas. Na  área  rural o recomendado são as bacias de contenção e  para a s prefeituras  a construção de  piscinões ecológicos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.