Ouça ao vivo

Estoque de sangue do hemocentro está com nível crítico

Os estoques de sangue do Hemocentro da Unicamp estão em um nível crítico e há a necessidade urgente de novas doações. Geralmente, essa época do ano tem a característica de recuperação da reserva, após o período mais frio, aliado às férias escolares de julho, quando sempre há queda no indicador. Porém, com a pandemia do novo coronavírus, a situação ficou muito delicada, já que as doações retraíram muito desde o início do ano.

O que ajuda um pouco nessa situação é que os hospitais públicos voltaram suas forças para o atendimento de pacientes com covid-19, suspendendo boa parte das cirurgias eletivas programadas para o período. De todo modo, o nível atual é muito baixo e a direção do Hemocentro faz um apelo para os potenciais doadores. O diretor da unidade, Fabrício Bíscaro, explica que desde o início da pandemia, os estoques de sangue estão abaixo do normal, mas que na última semana, a situação ficou crítica. Segundo ele, não há mais reserva para a realização das cirurgias eletivas. “Com o avançar da pandemia, os estoques estão caindo. E a gente entrou numa situação crítica nessa última semana, com falta de sangue inclusive para as cirurgias eletivas. A gente pede para que toda a população que possa doar, que compareça nos postos de doação”, afirma.

Todo o processo de doação de sangue é extremamente seguro e não oferece nenhum risco aos doadores. Com a pandemia, os postos de coleta adotaram o procedimento para evitar a infecção pelo novo coronavírus, com agendamento e atendimento individual. A doação pode ser agendada através do site hemocentro.unicamp.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.