A curva de contágio da covid-19 segue em queda no Estado de São Paulo. A ocupação de leitos está abaixo de 50% tanto na Capital e Grande São Paulo quanto no interior. Segundo o Governo estadual, apenas as regiões que entraram há menos tempo na fase amarela do Plano São Paulo têm mais da metade das vagas ocupadas, o que não é o caso do Departamento Regional de Saúde 7, que inclui Campinas.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, confirma a tendência de queda nos hospitais.
Os casos e internações por covid-19 continuam caindo, mas o número de mortes no Estado voltou a subir. Mesmo sem ainda existir uma comprovação científica, o coordenador executivo do Comitê de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, diz que as aglomerações registradas no feriado de 7 de setembro podem ter contribuído para esses óbitos.
A vacina estudada no Instituto Butantan, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, apresentou 97% de resultados positivos na criação de anticorpos. O próximo passo é comprovar a eficácia. Perguntado sobre a declaração do Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) de que ninguém é obrigado a tomar a vacina, o governador João Dória (PSDB) retrucou a fala.
Dória disse ainda que não faz sentido criticar a vacina por ser produzida na China, porque, segundo o governador, a qualidade é mais importante que a nacionalidade da imunização. Na opinião dele, a vacinação deve ser obrigatória depois de aprovada.