Ouça ao vivo

Mau cheiro das caçambas incomoda no centro

Foto: Valéria Hein

O mau cheiro provocado pelas caçambas e lixeiras do centro de Campinas, em locais como a Praça Bento Quirino, Largo do Carmo e Rua 13 de Maio, por exemplo, se intensificou com a pandemia, na opinião de moradores e comerciantes.   Luiz Carlos Guidotti, que tem um comércio de alimentação na Rua Barão de Jaguara, considera que essa situação contradiz a promessa da prefeitura de revitalização do centro de Campinas.

Para ele, a falta de fiscalização da Emdec no local reservado para carga e descarga no Largo do Carmo dificulta o trabalho dos caminhões na retirada do lixo. João Pires Ferreira é frequentador do centro de Campinas e lamenta a sensação de abandono causada pelo mau cheiro nas caçambas e lixeiras. O Departamento de Limpeza Urbana, da Secretaria de Serviços Públicos já acionou o setor de fiscalização para verificar a reclamação dos moradores e comerciantes, mas esclarece que a coleta de lixo na região central é realizada diariamente, no período da noite.

As lixeiras são lavadas mensalmente, por um caminhão com essa função, e com o uso de produto desinfectante e desengordurante também específico para esse tipo de limpeza. A direção do DLU lembra que para evitar mau cheiro e vazamento de resíduos é preciso que o lixo seja acondicionado corretamente, em saco plástico com resistência compatível ao material descartado, e pede colaboração da população nesse sentido.

Já, a Emdec informou que monitora, de forma constante, todas as regiões do município, principalmente o Centro, visando coibir práticas irregulares e de desrespeito às Leis de Trânsito e que situações como a relatada para a rádio CBN podem ser denunciadas diretamente para a Emdec, pelo telefone 118, ou por aplicativo e pelo site da Emdec. Informou ainda que vai intensificar o monitoramento pela região.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.