Ouça ao vivo

Pandemia cria nova realidade para profissões

Neste ano, as empresas de todos os segmentos e de todos os lugares do mundo tiveram que se adaptar rapidamente para enfrentar a pandemia do novo coronavírus e algumas medidas adotadas devem ditar o futuro das corporações. Já é conhecido de muita gente que o home office, por exemplo, é um sistema que ganhou corpo neste período e deve permanecer forte mesmo após a vacina.

Isso porque muitas empresas perceberam que o modelo é eficiente, já que corta custos e mantém a produtividade. Paralelo a isso, algumas profissões ganharam destaque e deverão ficar em alta num período pós pandemia. Para a superintendente de RH Gabriela Mative, cargos da cadeia do e-commerce deverão permanecer em alta. (Houve) Um movimento muito grande envolvendo o e-commerce. Então, analistas de TI, designer da informação, todos os profissionais relacionados ao e-commerce e tudo que gira em torno desse processo. Todas as posições relacionadas a essa cadeia também tiveram crescimento importante e isso ainda permanece”, afirma.

Além disso, novos cargos deverão ser criados para funções estritamente humanizadas. Um deles, segundo Gabriela Mative, é o diretor de felicidade, responsável pela criação de estratégias para melhorar o bem-estar dos funcionários e consequentemente aumentar a produção. Num momento de pós-pandemia, a gente fala de um cargo novo, que é um diretor de felicidade. É mais ou menos parecido com um diretor de RH, geralmente fica dentro desse escopo de RH, mas ele tem o papel de garantir o clima organizacional e felicidade dos colaboradores mesmo”, explica. Mesmo com boas perspectivas de crescimento de algumas funções, os especialistas não identificaram um movimento específico de baixa de profissões durante a pandemia.

 

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.