Ouça ao vivo

Acidentes caem na pandemia, mas ainda preocupam

foto: Flávio Botelho

De com os dados do Infosiga, no período de janeiro a junho deste ano foram registrados 2.321 óbitos provocados por acidentes de transito em todo o Estado de São Paulo. O número, que caiu 11% na relação feita com o mesmo período do ano passado, é também o menor de um semestre desde o inicio da contagem da série histórica, em 2015.

Do total de óbitos, 526 envolveram motoristas ou passageiros. Em termos percentuais a queda foi de 17%,4. No caso dos atropelamentos, foram 564 vitimas contra 678, em 2019 ou seja, uma redução de 16,8% . Já os motociclistas seguem liderando as estatísticas.  Apesar de uma redução de 2,7%, o numero continua alto. Foram 891 mortes no primeiro semestre de 2020 contra 916 no ano passado.

Os dados oficiais apontam também que os acidentes com vítimas, que incluem as ocorrências não fatais, recuaram 16%. No período analisado foram contabilizados 76,3 mil acidentes no anterior o numero chegou a 91,9 ocorrências.

A redução nos índices é atrelada ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Com a flexibilização da economia e a retomada das atividades a tendencia é de aumento em acidentes e vitimas.

A grande preocupação segundo médico Sérgio Piedade, da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é que a pandemia continua tomando boa parte dos leitos de UTI nos hospitais. De acordo com ele, 50% das cirurgias nos hospitais atendidos pelo SUS são referentes a vitimas de transito e 60% delas necessitam de Unidades de Terapia Intensiva.

De acordo com o médico com a pandemia a dinâmica nos hospitais teve que ser modificada e diante do problema ele pede a população muita atenção forma de dirigir. Segundo ele, um dos grandes problemas no transito continua sendo a associação de volante com bebida alcoólica.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.