Sem a possibilidade do corpo à corpo durante a campanha eleitoral deste ano, as redes sociais se tornaram as principais ferramentas dos candidatos as prefeituras e as Câmaras Municipais em todo o pais.
Para o comunicólogo especialista em comunicação governamental, João Miras, as campanhas virtuais prejudicam o processo eleitoral. Em sua opinião, as eleições municipais são mais importantes que a presidencial, pois, são nas cidades que o candidato encara o eleitor de frente.
Para ele, o Congresso Nacional terá que fazer um revisão na forma de se fazer campanha eleitoral no Brasil, visto que hoje, ela esta literalmente entregue as plataformas digitais criadas por empresas estrangeiras.
Por conta da pandemia do novo coronavírus as campanhas eleitorais deste ano estão todas nas redes sociais. Outra grande problema, segundo o comunicólogo, João Miras, é a mau uso dessa ferramenta. Em sua opinião o politico brasileiro é muito conservador e mantém nas redes o mesmo estilo utilizado nas mídias tradicionais.
De acordo com o comunicólogo, a concorrência nas eleições é muito grande. Só para se ter uma ideia, neste ano são mais de 500 mil candidatos espalhados pelo país e o marketing digital exige muita rapidez. Diante das dificuldades encontradas pelos políticos em dominar as redes sociais,ele afirma que a mídia tradicional vai ganhar força na reta final das eleições.