Ouça ao vivo

Testes suspensos comprovam importância de estudos

A  suspensão temporária dos testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca é uma mostra da importância  dos  estudos  clínicos de  cada uma das fases de  produção e da transparência das entidades envolvidas. A  opinião é do Médico Infectologista Rodrigo Nogueira Angerami, Coordenador do Departamento de Infectologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.
De acordo com ele a medida  traz  a tona necessidade de prudência  e cautela nos discursos que tem se  espalhado     sobre a  iminência da vacina  contra a  covid-19  estar  disponibilizada  em determinados períodos. Em sua opinião a vacina não pode ser politizada, pois, o mais necessário neste momento de pandemia muita responsabilidade e serenidade  até  que as conclusões ocorram.
A suspensão  dos  testes  da  vacina  contra  o coronavírus da farmacêutica AstraZeneca vale também para o Brasil. No país, os testes estão sendo coordenados pela Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Segundo a universidade 5 mil voluntários brasileiros já foram vacinados. Até agora “não houve registro de intercorrências graves de saúde”.
De acordo com a farmacêutica AstraZeneca,  a vacinação foi pausada “voluntariamente para permitir a revisão dos dados de segurança por um comitê independente”. O protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar reação adversa que pode estar vinculada à vacina.
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.