Ouça ao vivo

Tempo seco pode aumentar casos de covid-19

Foto: Flávio Botelho

Campinas passa pelo período que pode ser o mais quente e seco do ano, segundo informações do Cepagri da Unicamp. A consequência disso é a umidade relativa do ar baixa, geralmente na casa dos 20%, o que traz complicações respiratórias para muitas pessoas. Para a Organização Mundial de Saúde, o índice ideal para o corpo humano varia entre 50% e 70%. Quando a umidade está abaixo dos 30%, é comum que as pessoas sintam desconforto físico.

Este ano, a situação climática requer mais atenção. Em época de pandemia de covid-19, essa condição pode aumentar as notificações da doença, já que o clima deixa as pessoas mais suscetíveis às infecções respiratórias, como é o caso da covid-19. De todo modo, a doença ainda não é bem entendida pela medicina, já que suas características ainda estão sendo estudadas em todo o mundo.

O médico sanitarista André Ribas Freitas, explica que a relação entre o tempo seco e a covid-19 ainda está no campo da especulação. Segundo ele, em tese, as pessoas que se curaram da doença provocada pelo novo coronavírus poderiam ter uma sensibilidade brônquica maior por causa do clima. No caso da covid, não está claro ainda esse tipo de associação. O que poderia ter em tese, não tem estudo ainda que comprove isso, é que algumas pessoas que saíram da infecção pelo coronavírus possam ter, com a baixa umidade, algum tipo de sensibilidade brônquica, mas isso ainda não é comprovado cientificamente”, explica.

Na dúvida, o melhor a ser feito é tomar todos os cuidados em relação à baixa umidade relativa do ar, principalmente nos próximos dias. Isso porque a previsão do tempo aponta para uma próxima semana bem desfavorável para o indicador, segundo a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila. Permanecem essas condições de tempo ensolarado, bastante quente, com baixa umidade relativa do ar, índices abaixo dos 20% a tarde e temperaturas entre 34, 35 e até 36 graus. Então nesses próximos dias, poderemos ter os dias mais quentes do ano”, disse.

Para enfrentar esses próximos dias quentes na região de Campinas e se prevenir de qualquer complicação da covid-19, a orientação é para as pessoas se manterem hidratadas, evitem a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evite o ar-condicionado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.