Ouça ao vivo

Riscos do termômetro digital são fake news

Foto: Flávio Botelho

A verificação da temperatura na entrada de lojas e demais  estabelecimentos comerciais na área central de Campinas tem esbarrado no receio dos próprios consumidores. Muitos acreditam que o uso do termômetro digital na testa pode causar algum tipo de problema para a saúde.

Em um mercado localizado na Avenida Francisco Glicério,  ninguém passa pela porta sem medir a temperatura que é  feita pela funcionária, Cristiane Lima. Segundo ela, muitos rejeitam o uso do equipamento na testa.  As razões são as mais diversas. Neste caso, a opção é medir a temperatura no pulso da pessoa.

A vendedora, Raquel Cunha, trabalha em uma loja de utilidades domesticas e também tem enfrentado problemas com o uso do termômetro. De acordo com a maioria rejeita o uso do equipamento.

O açougueiro Jean Santana, diz não ter medo, mas prefere que que a medição da temperatura seja feita em outra parte do corpo.

O professor Dr. Leandro Tiago Manera, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, explica que as teorias conspiratórias sobre os termômetros digitais não são verdadeiras, pois, a radiação infra vermelho emitida não causa nenhum risco a saúde, inclusive é  utilizada em vários  tratamentos. De acordo com ele, está em desenvolvendo nos laboratórios da faculdade um equipamento capaz de medir a temperatura corporal e detectar também inflação na garganta, que é um dos indicares para a Covid-19. O equipamento que está na fase de testes vai permitir fazer as medições sem nenhuma intervenção humana.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.