Ouça ao vivo

Vestibular Unicamp tem recorde de inscritos

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, Comvest, registrou 77.653 inscritos para o Vestibular 2021. No ano passado, o número de inscritos foi de 72.859 e no Vestibular 2019, 76.327. 

Os grupos de estudantes beneficiados pela isenção da taxa de inscrição e o de oriundos de escolas públicas cresceram. Em ambos os perfis, o percentual registrado foi um recorde histórico. No caso dos estudantes de escola pública, o percentual chegou a 34,2%. No ano passado, os candidatos de escola pública representaram 32,2% do total de inscritos.

O número de candidatos isentos passou de 10,1% no Vestibular 2020, para 14,1% este ano, outro recorde. O percentual de candidatos autodeclarados pretos e pardos ficou em 21% e a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 12% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2021.

Os dez cursos mais procuradas no Vestibular Unicamp 2021 são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Comunicação Social-Midialogia; Ciência da Computação; Engenharia da Computação; Farmácia; História; Ciências Econômicas e Enfermagem. 

A Comvest disponibilizou no site a tabela com a relação candidatos-vaga por curso e o total de inscritos por cidade de prova. Os locais da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 11 de dezembro.

Para evitar aglomeração nas escolas, por causa da pandemia da covid-19, a primeira fase será aplicada nos dias 6 e 7 de janeiro de 2021. O dia de realização da primeira fase, para cada candidato, será dividido por curso escolhido.

Os estudantes que prestarão prova de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro, uma quarta-feira. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde fazem a prova no dia seguinte, 7 de janeiro, quinta-feira.

Além da aplicação da primeira fase em dois dias, as questões da prova serão reduzidas de 90 para 72 e o tempo máximo para a realização diminuirá de cinco para quatro horas.

No Estado de São Paulo, a Comvest irá aplicar as provas da primeira fase do Vestibular em 32 cidades. 

O calendário completo está disponível na página comvest.unicamp.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.