Campinas espera avanço para fase verde

Foto: Reprodução

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, diz que a cidade deve avançar para a fase verde do Plano São Paulo nesta sexta. Com isso, afirma que o município já prepara ajustes e vai dialogar com vários setores e atividades econômicas antes de regulamentar as mudanças através de decreto.

O anúncio deve acontecer no início da tarde na coletiva de imprensa que será realizada pelo governo estadual. Se oficializado, o avanço faria com que os comércios retomassem o horário normal a partir de 10 de outubro, após uma publicação no Diário Oficial do Município um dia antes.

“Há a expectativa da cor verde ser anunciada e na semana que vem teremos esse diálogo. Com isso, o decreto sai na sexta e vale não pra esse, mas pro próximo fim de semana. E aí o comércio vai poder abrir no horário normal e os bares e restaurantes poderão receber mais consumidores”, alega.

Ainda assim, Jonas e o secretário de Saúde, Carmino de Souza, alegam que o alerta continua, mesmo com a queda de casos de covid-19. A própria rede municipal de atendimento, inclusive, deve começar a ter alterações nos protocolos para que não haja risco para os pacientes e profissionais.

Segundo o responsável pela Pasta, as decisões serão tomadas após reuniões com os hospitais que formam a estrutura pública local. Entre elas, são previstos intervalos maiores entre as consultas, adaptações para evitar aglomerações nas salas de espera e a adoção mais efetiva da telemedicina.

“Nós vamos ter que deixar a estrutura pra covid-19 forte. Claro que nós não queremos qualquer chance de repique. Nós vamos trabalhar pra não ter. Mas temos que ter uma estrutura alterada para o caso de ter alguma flutuação, ou algum aumento de casos para que estejamos preparados”, avisa.

Além da expectativa para o avanço de fase, o prefeito também divulgou que enviou à Câmara Municipal de Campinas um projeto de lei que altera a liberação do alvará para a realização de eventos na cidade. O texto da proposta define o aval através de uma declaração, mesmo sem o recolhimento do ISS.

O pedido foi feito pelo próprio setor para desburocratizar os trâmites para a realização de festas, shows, palestras e congressos. O PL já foi protocolado no Legislativo e deve passar ainda pelas análises das comissões antes de ser levado a discussão e depois a votação de maneira virtual e remota.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.