CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

E-título ganha protagonismo nas eleições 2020

O título de eleitor eletrônico, o e-titulo lançado em 2017, ganhou protagonismo nas eleições 2020, que serão marcadas pelos protocolos sanitários decorrentes da pandemia do novo coronavírus. O aplicativo, disponibilizado

E-título ganha protagonismo nas eleições 2020
O título de eleitor eletrônico, o e-titulo lançado em 2017, ganhou protagonismo nas eleições 2020, que serão marcadas pelos protocolos sanitários decorrentes da pandemia do novo coronavírus. O aplicativo, disponibilizado gratuitamente em versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android poderá ser usado, por exemplo, para obter informação sobre a seção de votação. Além […]

O título de eleitor eletrônico, o e-titulo lançado em 2017, ganhou protagonismo nas eleições 2020, que serão marcadas pelos protocolos sanitários decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

O aplicativo, disponibilizado gratuitamente em versões compatíveis com os sistemas operacionais iOs e Android poderá ser usado, por exemplo, para obter informação sobre a seção de votação.

Além disso, o documento que substitui o título de eleitor impresso, dispensa o pedido de segunda via e facilita o acesso aos serviços eleitorais.

De acordo com Chefe de Cartório da Zona 380, de Campinas, Cleano Cavalcante, o eleitor que já fez o processo da biometria poderá utilizar o aplicativo para se identificar no dia da votação. Quem não fez a biometria, também poderá utilizar o recurso eletrônico, só que neste caso terá que apresentar um documento de identificação oficial.

Outra novidade do aplicativo é a possibilidade do eleitor fazer a justificativa do voto usando o celular. No primeiro turno de votação, a justificativa de ausência só será possível pelo e-Título. Diferentemente de outras eleições, neste ano não serão instaladas mesas receptoras de justificativa no primeiro turno no Estado de São Paulo.

Além do e-titulo existem vários outros aplicativos criados para facilitar a vida do eleitor. Um deles é o Pardal, utilizado para fazer denuncias de crimes eleitorais. Há também, o aplicativo Resultados, por onde o eleitor poderá acompanhar a apuração dos votos em tempo real. Mais informações sobre o e-Título e o Título Eleitoral podem ser encontras no site da Justiça Eleitoral.

 

Conteúdos