Ouça ao vivo

Em 2020, queimadas crescem 28% em Campinas

Divulgação / Sistema Ambiental Paulista

2020 está sendo um ano muito quente e com uma umidade relativa do ar baixa, o que favoreceu o aumento de queimadas em Campinas. Os focos de incêndio na cidade, segundo informações da Defesa Civil, cresceram 28% em comparação ao ano passado, no fim da Operação Estiagem, que terminou em 30 de setembro. Em 2019 foram registrados 192 focos na cidade e agora este número ficou em 268.

Isso fez com que a Defesa Civil aumentasse também o número de vistorias preventivas no período em análise, passando de 454 visitas técnicas no ano passado para 579 em 2020. Outro fator que chamou a atenção foi a declaração de estado de atenção ou alerta por causa da umidade relativa do ar. Isso acontece quando o índice fica abaixo de 20%. Em 2019, foram 63 declarações registradas pela Defesa Civil, enquanto neste ano foram 105 ocorrências.

O coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, disse que as equipes do departamento ainda seguem mobilizadas, mesmo com o fim da Operação Estiagem. Segundo ele, o trabalho será oficialmente encerrado apenas quando as chuvas voltarem na região. “Este ano, a Operação Estiagem foi bastante significativa. Estamos ainda enfrentando esse período final de operação estiagem. A despeito dela ter sido encerrada no último dia de setembro, nós mantivemos a equipe de plantão e o monitoramento permanece, enquanto nós não observarmos a entrada das primeiras frentes frias trazendo chuvas para a cidade e para a região de Campinas”, garantiu. A temperatura em Campinas seguirá alta nos próximos dias, podendo haver registros de chuvas na primeira quinzena de outubro, segundo a previsão do tempo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.