CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Fase verde não ameniza para pequenos restaurantes

É inegável que o avanço da região de Campinas para a fase verde do Plano São Paulo e a consequente flexibilização das atividades comerciais será importante para uma retomada mais

Fase verde não ameniza para pequenos restaurantes
Foto: Arquivo/CBN Campinas

É inegável que o avanço da região de Campinas para a fase verde do Plano São Paulo e a consequente flexibilização das atividades comerciais será importante para uma retomada mais eficiente da economia local. Porém, há exceções que preocupam os empresários. No caso de bares e restaurantes, o efeito não é muito prático, quando se leva em conta apenas os pequenos estabelecimentos.

O comércio de alimentação poderá funcionar durante todo o dia, mas ainda deve manter o horário de fechamento às 22 horas. Além da ampliação do horário, os estabelecimentos passaram a atender um público de até 60% de sua capacidade. Porém, para os pequenos bares e restaurantes, isso não quer dizer muita coisa, já que o distanciamento entre os clientes deve ser respeitado. O presidente da Abrasel na RMC, Matheus Mason, acredita que a prefeitura poderia facilitar para esses empresários, liberando o uso de calçadas e parklets.

“Com o distanciamento de mesas, nos estabelecimentos pequenos não vai impactar nada. Então essa melhoria, que é significativa, só vai ajudar os grandes estabelecimentos, que têm áreas grandes. Ou, se a prefeitura entender que faz sentido ajudar o setor e colocar mesas e cadeiras nas calçadas. Liberar o uso de mesa na calçada, nos parklet e aí a gente conseguiria atender 60% dos clientes com segurança e espaçamento”, afirma.

No decreto municipal sobre a flexibilização em virtude da fase verde do Plano São Paulo, não há citação sobre a liberação de mesas em calçadas ou parklet.

Conteúdos