A prefeitura de Hortolândia realiza uma chamada pública para credenciar hotéis da cidade que queiram se disponibilizar a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social que testem positivo para covid-19. A ação pretende oferecer conforto e isolamento adequado a pessoas em situação de rua e alojamento, e também para aqueles que não têm residência fixa na cidade, como imigrantes, por exemplo. A iniciativa é da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e disponibiliza um total de 50 vagas. Os beneficiados poderão ficar nos hotéis por até 14 dias.
Os estabelecimentos que se credenciarem, receberão da prefeitura um valor de R$ 2.093,00 por pessoa hospedada. De acordo com o secretário de inclusão e desenvolvimento social de Hortolândia, Régis Athanázio Bueno, a ação social oferece um ambiente seguro para o paciente que precisa fazer o isolamento por causa da covid-19, protegendo também as demais pessoas de seu convívio. “Essa ação é muito importante porque, muitas vezes temos famílias numerosas que vivem em espaços pequenos, que não permitem o isolamento de pessoas com sintomas. Então, visando mitigar os riscos de contaminação dessa família, pensamos nessa forma de contratação de hospedagem, com o intuito de diminuir os riscos de contágio e propagação do vírus”, explica.
Atualmente, a prefeitura de Hortolândia está acolhendo as pessoas em situação de rua no abrigo provisório montado no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O serviço é disponibilizado desde primeiro de junho e funcionará por tempo indeterminado.