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Atendimento demora 22 horas no Mário Gatti

A aposentada Geralda da Silva de Paula Santos, de 75 anos, chegou ao Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas, por volta das 15h do último sábado e só foi liberada por volta das 13h do domingo. A demora de quase um dia entre o primeiro atendimento e a alta revoltou a família.

A idosa, que sentia fortes dores de cabeça e no abdômen, conta à reportagem que o primeiro atendimento aconteceu cinco horas depois da passagem pela triagem. Na consulta, foi pedido um exame de raio-x. Só que o procedimento foi feito horas depois, já na madrugada do dia seguinte.

“Eu fiz o exame de madrugada. Aí o plantão do médico acabou de manhã e ele saiu e foi embora. Aí chegou outro que atendeu pessoas antes de mim. Depois chegou outro que me examinou”, explica.

No período em que ficou na unidade municipal, além das duas consultas, a mulher recebeu medicação e soro na veia. Ela foi acompanhada o tempo todo pelo genro Luiz Cláudio Alves, que reclama da demora entre até a liberação, já que a recepção e a área externa não estavam cheias.

Sem entender o motivo do problema, ele define a situação como “abandono” e considera “desumano” o atendimento oferecido. Mesmo elogiando a rapidez para a entrada na triagem, relata que a sogra só conseguiu comer após a doação de uma sopa feita por uma ONG da cidade.

“Uma pessoa de 75 anos ficar sentada em uma cadeira de hospital esperando por praticamente 24 horas e quase sem alimentação nenhuma chega a ser desumano, acredito eu”, justifica ele.

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar informou que o atendimento prestado à paciente “englobou exames, radiografia, avaliação clínica e cirúrgica” e que esta última avaliação teve tempo maior para realização “pois a equipe estava em campo”, visitando pacientes internados.

O comunicado informa que no sábado, dia 17, todas as escalas de profissionais estavam completas e a unidade não estava com fluxo maior de pacientes. A rede ressalta ainda que o PS é uma unidade porta aberta e que “casos de menor complexidade esperam mais tempo por atendimento”.

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