Ouça ao vivo

Cantareira fica abaixo dos demais mananciais

Foto: Leandro Las Casas

O nível do sistema Cantareira, nesta segunda-feira, registra 37,3 % em seu volume operacional. O volume atual está abaixo dos demais mananciais que abastecem o Estado.  O sistema Alto Tietê, registra 57,1% e o Guarapiranga 45,7%.

Na semana passada o sistema Cantareira, aumentou a vazão para 13% para as regiões do Consórcio PCJ. No ponto de capitação do Rio Atibaia, em Valinhos, o volume nesta segunda-feira, está em 11.45 m3/segundo.

Na Região Metropolitana de Campinas, a Prefeitura de Santo Antônio de Posse mantém o racionamento de água na cidade desde que começou no último dia 05 de outubro. O corte está sendo realizado no período das 9h às 16h.

Em Limeira, a Prefeitura publicou na edição do Jornal Oficial do município do dia 10, um decreto no qual requisita a utilização de uma represa particular para enfrentar o risco de desabastecimento de água na cidade.

Dos 28 reservatórios da cidade, quatro estavam em situação crítica e a falta d’água tem sido constante. A situação é semelhante em Cosmópolis. Por conta da pior seca dos últimos 10 anos, a Prefeitura teve que realizar uma obra para captar água do chamado volume morto da represa que abastece a cidade, no canal do Rio Pirapitingui.

O problema do racionamento de água atinge também outras cidades do interior de São Paulo como São José do Rio Preto, Sorocaba, Mirassol, que desde o último dia 15 de outubro mantém o racionamento no período das 12h às 22h.

A decisão foi tomada por conta da estiagem e do aumento de 38% no consumo nas duas primeiras semanas do mês.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.