Uma obra de pavimentação na Rua José Bispo Rodrigues, na Vila Francisca, em Campinas, deixou a via muito estreita, gerando reclamação de moradores. A obra, que começou na semana passada, dificulta, por exemplo, a passagem de dois carros ao mesmo tempo e do caminhão de lixo. As guias também ficaram tortas e altas em relação às calçadas. O problema ocorre porque a calçada foi estendida, ampliando a guia para além da calçada, ocupando uma parte do espaço onde trafegam os veículos.
De acordo com morador Moacir de Assis, esse estreitamento prejudica o tráfego. Já, o morador Moacir Bueno aprova a obra, que segundo ele, atende a um sonho antigo dos moradores, que há 32 anos pedem o asfaltamento da rua. A Prefeitura informou que o local teve origem em uma antiga ocupação, e que, portanto, a lei de regularização fundiária permite a construção de ruas fora do padrão, por isso as ruas do bairro são mais estreitas, mas a obra segue padrões técnicos de engenharia determinados pela ABNT.
Esclarece que para fazer o alargamento seria necessário derrubar as casas no trajeto, o que não vai ocorrer. Os lotes foram regularizados pela Secretaria Habitação, o que tornou possível executar a pavimentação, que acompanha o desnivelamento já existente na via e atende a uma reivindicação dos próprios moradores. A obra inclui drenagem, asfalto e guias, e a calçada, perto da guia, deve ser concluída pelo proprietário de cada residência.