Ouça ao vivo

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas

Foto: Danilo Braga

Duas pessoas morreram em confronto com a Polícia e 24 foram presas na manhã desta terça-feira durante uma operação da Polícia Federal, cujo alvo é uma rede no Brasil e no exterior de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Dentre os presos, dois são Policiais. Um Militar e um Civil. A Principal base desta organização criminosa é o Aeroporto Internacional de Viracopos, de onde eram enviadas drogas à Europa.

As investigações começaram em fevereiro do ano passado e apontam que, antes disso, a quadrilha já vinha atuando há pelo menos três anos. O Delegado de Polícia Federal, Marcelo Ivo de Carvalho, chefe regional de investigação e combate ao crime organizado do Estado de SP, explica que três prisões foram em flagrante.

A quadrilha atuava em três frentes: brasileiros, que seriam os principais fornecedores da cocaína e faziam o aliciamento de funcionários do aeroporto, traficantes que compravam a droga no exterior e funcionários, prestadores de serviços do aeroporto. Entre eles, vigilantes, motoristas, coordenadores de tráfego e fornecedores de refeições aos tripulantes e passageiros. A investigação apontou não haver envolvimento das companhias aéreas.

O delegado de Polícia Federal, Chefe da Delegacia em Campinas, Edson Geraldo de Souza, explica que para tentar driblar a investigação, a quadrilha usava até linguagem cifrada. O Delegado, Marcelo Ivo, explica que a função dos funcionários era facilitar a introdução da droga no aeroporto. Ao todo, são 33 mandados de prisão e 39 de busca apreensão em Campinas, Monte Mor e Americana, além de três em Cuiabá, um em Manaus e um em Extremo, No Rio Grande do Norte.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.