A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira, dia 23, dois mandados de busca e apreensão solicitados pela Justiça Eleitoral em Indaiatuba. A apreensão está relacionada a uma denúncia de notícias falsas com fins eleitorais. A ordem foi expedida pelo Juízo da 211ª Zona Eleitoral da cidade.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Fernando Marciano, foram apreendidos computadores, notebooks, celulares, hd, cpu, e vários outros dispositivos de armazenamento de dados.
Todos os equipamentos apreendidos seguiram para a perícia e por enquanto, segundo o delegado, não é possível saber contra qual candidato as fakes news seriam produzidas.
A maior parte do material apreendido estava em uma residência e uma outra parte foi encontrada na sede do FIEC, a Fundação Indaiatubana de Educação.
Segundo o delegado, Fernando Marciano, apesar dos materiais terem sido apreendidos na sede de um órgão municipal, não há nenhuma evidencias sobre envolvimento da administração no caso.
Em nota, a Prefeitura de Indaiatuba informou que ainda não teve acesso ao processo e que só tomou conhecimento dos fatos no momento da ação da Policia Federal. A administração reforça que não se trata de uma ação movida contra a Prefeitura e sim contra um funcionário do FIEC e que está a disposição em colaborar comas autoridades policiais.
A investigação sobre o caso segundo o delegado da Policia Federal de Campinas, Fernando Marciano, é prioritária por conta da proximidade das eleições municipais, no entanto, não há uma data específica para a conclusão. Ainda segundo ele, essa foi a primeira ação contra a pratica de crime de difamação com fins eleitorais realizada neste ano em todo o Estado de São Paulo.