Ouça ao vivo

Uma semana após incêndio, Vila Paula é reconstruída

Foto: Danilo Braga

Uma semana após o incêndio que destruiu 25 moradias na Vila Paula, em Campinas, os moradores que perderam tudo já se preparam para retornar para a casa. Isso será possível graças ao trabalho de recuperação da área atingida pelo fogo e pela ação de voluntários, que doaram quase tudo que as famílias precisam para recomeçar a vida. Neste período, houve um esquema de mutirão que limpou a área e montou novamente os barracos com o material fornecido pela prefeitura.

Na reconstrução, houve um planejamento para aproveitar melhor o espaço, com a criação de ruas e vielas, além da medição das áreas de cada moradia. A CPFL instalou postes no local e a Sanasa disponibilizou a distribuição de água. Abrigados na Escola Estadual Maria de Lourdes Bordini, os moradores contaram com a ajuda da população de Campinas, que doou um volume muito grande de alimentos, roupas, móveis e eletrodomésticos. Por conta disso, as famílias estão pedindo para que não haja novas doações. O único item que eles pedem é a doação de botijão de gás.

A dona Maria Lúcia da Silva mora na Vila Paula há três anos e disse que inicialmente, o choque de ver tudo o que tinha consumido pelo fogo foi grande. Mas uma semana depois da tragédia, ela entende que a situação das famílias vai melhorar muito com as novas moradias. “É aquela coisa: depois da tempestade vem a bonança. E a nossa veio logo em seguida. Vai melhorar. O que era viela transformou em rua, tem um espaço de um metro entre cada barraco. Olha, melhorou e muito. E quem sabe a Cohab não deixa a gente fazer de tijolo”, disse.

O assessor da secretaria de habitação, Edson Cunha, afirmou que além de limpar a área e reconstruir os barracos, foi disponibilizada uma infraestrutura melhor para as famílias da Vila Paula. Ele explica, que agora o local passa a contar com ruas e vielas, algo que não existia antes do incêndio e também com rede de água e luz. “Nós limpamos toda a área agora e fizemos três ruas para facilitar a entrada de ambulâncias, bombeiros e caminhão de lixo, facilitando para as famílias. E subdividimos os lotes em partes iguais”, afirma. A expectativa é de que os moradores da Vila Paula retornem para suas moradias a partir desta quinta-feira, 08.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.