CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Volta às aulas é opcional para pais e alunos

A partir desta quarta-feira está liberada a volta às aulas para alguns segmentos e períodos letivos, mas é opcional para pais e alunos. Tanto o calendário de retomada presencial, como

Volta às aulas é opcional para pais e alunos
Foto: Valéria Hein

A partir desta quarta-feira está liberada a volta às aulas para alguns segmentos e períodos letivos, mas é opcional para pais e alunos. Tanto o calendário de retomada presencial, como a realização de atividades de reforço nas escolas municipais, estaduais e privadas dependem da autorização de cada prefeitura. Em Campinas, está permitida a volta para o ensino fundamental municipal, do 5º ao 9º ano, EJA, Ceprocamp, Fumec e redes particular e estadual de uma forma geral. Não retornam e continuam com ensino à distância as educações básicas e infantil e os demais períodos do ensino fundamental. A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários.

Na escola estadual Profa. Rosina Frazatto dos Santos, no bairro satélite Iris, por exemplo, os funcionários estão usando protetores faciais de acrílico e máscaras para alunos, estão disponíveis termômetros a laser, totens de álcool em gel distribuídos pela unidade, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, copos descartáveis e tapete higienizante na entrada. Além disso, outros protocolos sanitários necessários estão sendo cumpridos, como marcação do distanciamento nos pisos e mesas nas salas de aula. Estudantes e profissionais com doenças crônicas ou fatores de risco devem permanecer em casa, cumprindo atividades remotas.

Joselaine de Oliveira optou por deixar o filho de 10 anos em casa.  Ele está no 5o ano e por sofrer de problemas respiratórios, a opção foi por mantê-lo em atividade remota. Apesar do coronavírus gerar restrições em caso de problemas de saúde, do ponto de vista da saúde mental , o retorno é bem vindo na opinião da psicóloga e pedagoga, professora da Faculdade de Psicologia da PUC Campinas, Rita Khater. Entre outros protoclolos que precisam ser implementados nas escolas no retorno às aulas, estão, higienização das salas de aula antes de cada turno e dos banheiros a cada três horas e na abertura e fechamento unidade, estudantes não podem compartilhar objetos e materiais,  Evitar que pais, responsáveis ou qualquer outra pessoa de fora entre na escola, organização na saída e entrada para evitar aglomerações.

Conteúdos