De acordo com pesquisa Nacional da Construção da Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 3,7 pontos em outubro atingindo 95,2 pontos. O número é o maior valor desde março de 2014, quando atingiu 96,3.
De acordo com o Diretor Regional do Sinduscon, Marcio Benvenutti, a tendência é do índice subir ainda mais. Segundo ele, o percentual aumentou em função da queda do juros e da demanda reprimida no setor. Para o consumidor isso significa que o imóvel está ficando mais barato.
Ao mesmo tempo em que a construção de moradias populares registrou aumento 28%, as alto padrão caiu 20% no mesmo período. Para o Diretor Regional do Sinduscon, esse é o melhor momento para o consumidor adquirir o imóvel.
O reflexo do aumento no Índice de Confiança da Construção pode ser medido também no índice de evolução do número de empregados da construção civil, que cresceu 0,6 ponto percentual, para 50,1 pontos em setembro conforme os dados da CNI, a Confederação Nacional da Indústria. De acordo com a entidade, essa foi a quarta alta consecutiva. Com isso, o indicador atingiu o maior patamar desde abril de 2012 , quando cravou 51 pontos.