Embora representem apenas 2,5% do tráfego, as motocicletas estão envolvidas em 22% dos acidentes ocorridos neste ano no complexo Anhanguera/Bandeirantes.
Segundo o coordenador de tráfego da concessionária, João Moacyr da Silva, os dados são referentes ao período de janeiro a outubro. No total foram registrados 3.624 acidentes. Desses, 826 envolvendo motociclistas. Analisando os acidentes com vítimas fatais, o índice com motos foi de 40% dos casos.
Ainda segundo o coordenador de tráfego da concessionária, em grande parte dos acidentes, as motos envolvidas eram de baixa cilindrada usadas principalmente por motoboys.
O levantamento aponta que durante a semana a maioria dos acidentes envolveu motos de baixa de cilindrada e a situação se inverte nos finais de semana. Já quanto aos horários, não existem específico, pois, ocorrem durante todas as horas do dia.
Com o objetivo de oferecer orientações sobre condução segura de motocicletas em rodovias, a concessionária desenvolve campanhas periódicas com a distribuição de informativos, mensagens nos painéis instalados nas rodovias e no site da concessionária, além de outras medidas.
Segundo o coordenador de tráfego da concessionária, João Moacyr da Silva, o foco das campanhas é reforçar junto aos condutores a necessidade da adoção do comportamento seguro como forma de prevenção, como por exemplo nunca trafegar corredor, ultrapassagem pela esquerda e trafegar somente pela faixa de rolamento.