Ouça ao vivo

Pandemia derruba exames do Outubro Rosa pela metade

O número de atendimentos para a realização do exame de mamografia no Hospital do Amor em Campinas caiu pela metade dentro da programação do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção e ao diagnostico precoce do câncer de mama. A principal razão apontada é a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a médica radiologista da unidade, Erika Negrão, a redução na procura tem sido considerável desde o inicio da pandemia. No primeiro semestre os índices ficaram bem abaixo da média dos anos anteriores, porém, a partir de agosto começou a ser registrado uma sensível elevação, tanto que em setembro o número chegou a bater setembro de 2019. Já durante o Outubro Rosa o índice de exames realizados ficou muito abaixo do esperado.

Os dados do Hospital do Amor de Campinas refletem os números registrados pelo Ministério da Saúde. No período de janeiro a julho deste ano, na comparação ao mesmo período do ano passado houve uma redução de 47% no número de exames feitos na rede pública através do SUS.

No total foram realizados 1.132.237 exames nos sete meses de 2020. O volume representa 998.542 procedimentos a menos entre um ano e outro. De acordo com a médica radiologista do Hospital do Amor, Erika Negrão, postergar o exame preventivo pode ser muito perigoso.

De acordo com os dados estimados pelo Instituto Nacional de Câncer, o (Inca), até o final deste ano, 66.280 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados. O número representa 29% de todos os tumores malignos em pessoas do sexo feminino, exceto o câncer de pele que é a maior incidência em toda a população.

Especialistas alertam que a supressão da demanda pelo exame, considerado essencial para o diagnóstico precoce, pode acarretar casos de câncer de mama mais evoluídos em um futuro próximo. Além do exame preventivo é necessário também as mulheres ficarem atentas aos sinais apresentados pelo corpo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.