A Prefeitura de Campinas está realizando testagem gratuita para covid-19 em profissionais que fazem entregas na cidade, com motos, carros e bicicletas. Até sexta-feira, 141 profissionais haviam sido testados, o equivalente a 6,4% da meta, que é de testar 2 mil e 200 profissionais.
A Prefeitura considera que a procura ainda está pequena. A expectativa era de atender 64 pessoas por dia, num período de quatro semanas aproximadamente. Se for necessário haverá prorrogação no prazo e até ampliação na oferta de testes, caso a procura se torne maior que a esperada.
A testagem está sendo realizada em dois locais. No Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, na Avenida Prefeito Faria Lima, 680. Ou para a Policlínica II, que fica na Avenida Francisco Glicério, 1.477.
Para o motoboy, Fabio Xavier, a testagem chegou em boa hora, porque ele teve sintomas recentemente. Fabio Barbieri agendou o exame na Policlínica, logo que ficou sabendo da testagem através da Imprensa.
Para ele, a testagem é importante para proteger os clientes do delivery. São testes rápidos, nos quais são colhidas gotas de sangue que são colocadas num dispositivo, onde há uma fita absorvente que leva o sangue até o reagente, capaz de mostrar o resultado em entre 15 e 20 minutos. Quem fez o teste recebe o resultado por mensagem de celular ou e-mail. O teste detecta se a pessoa produziu anticorpos contra o coronavírus recentemente ou há mais tempo.