Ouça ao vivo

Brasil soma mais de 14 milhões de desempregados

Foto: Flávio Botelho

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, a Pnad, recém divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil recuou pela primeira vez em 2020 e ficou em 14,3% em outubro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, houve alta de 2,7 pontos percentuais. No trimestre anterior, a taxa havia ficado em 14,6%.

Na análise por setores, a ocupação cresceu em quatro dos dez seguimentos analisados pelo IBGE. Houve melhora do emprego na agricultura com alta de 3,8%, na indústria com 3%, na construção civil,10,7% e NO  comércio, uma alta de 4,4%.

Apesar do recuo na taxa do desemprego o numero de desempregados no Brasil é de 14,1 milhões de pessoas. A operadora de caixa, Letícia da Cruz, acaba de engrossar essa lista. O eletricista Gilvan Silva dos Santos está desempregado a nove meses. A esperança, segundo ele é começar o ano novo com carteira assinada.  Já o pedreiro, Cicero Reginaldo Chaves, está a um ano sem registro em carteira. A salvação neste período de pandemia, segundo ele, foi o auxilio emergencial do Governo Federal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.