Ouça ao vivo

Campinas receberá mais recursos federais e busca ampliar leitos

Foto: Reprodução/TV Câmara

Campinas receberá mais recursos federais para o combate à covid-19. A informação foi dada pelo Prefeito, Jonas Donizette (PSB), durante transmissão via internet nesta quarta-feira (30). “O Governo Federal deve assinar hoje a liberação de R$ 900 milhões para os municípios-sede do Brasil. São Paulo receberá R$ 170 milhões e Campinas ficará com uma parte desse recurso”.

Jonas afirma esperar que o estado também contribua no combate à covid na região, abrindo mais leitos de UTI covid-19. Atualmente, o HC da Unicamp conta com 17 leitos, e chegou a registrar 100% de ocupação. “Chegamos a ter 90 leitos do estado, hoje estamos com 17 e a Unicamp deve assinar mais 13. Perto dos 90 que tivemos é um terço. Nós estamos acolhendo muita gente da região, e precisamos do suporte do Governo do Estado, que será pedido em documento oficial pelo prefeito eleito”, afirma Jonas.

Além do número baixo de leitos do SUS estadual em relação ao que já foi ofertado na cidade nos meses anteriores da pandemia, o estado ainda estava provocando outro problema, ao transferir pacientes de outras regiões do estado para leitos do SUS municipal locados pela prefeitura na rede particular, conforme explica o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cármino de Souza. “Nós tivemos esse problema e acabamos de resolver com o estado. Isso aconteceu, reagimos, e segunda-feira isso parou”.

O município trabalha para a abertura de novos leitos de UTI covid-19 no SUS municipal, conforme detalham Cármino de Souza e o Presidente da Rede Mário Gatti, Dr. Marcos Pimenta. “Estamos tendo uma grande pressão, especialmente nos leitos de UTI para pacientes de covid, então temos 10 leitos já montados no Ouro Verde, e aguardamos o recurso para poder fazer a contratação das equipes assistenciais”, diz Pimenta.

Cármino complementou: “Temos duas negociações em andamento com a Santa Casa, que deve agregar 10 leitos de UTI e 17 de retaguarda, e oito leitos na Casa de Saúde. São coisas que vão se agregar na medida em que houver necessidade”.

Jonas descartou pedir ao estado realocação do AME para atendimento de pacientes de covid, e afirmou que o Hospital Metropolitano também não será utilizado com essa finalidade. “Não teremos renovação no que diz respeito à covid. O prefeito eleito fez uma proposta de transformar ele em um hospital pediátrico, e depois vai dar detalhes sobre isso, já está se dedicando sobre isso”.

Durante a transmissão também foi anunciada uma parceria com uma faculdade de medicina para que os alunos passem a atuar na UPA do Campo Grande, em especial na pediatria e psiquiatria.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.