CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Emprego cresce na RMC, mas fase amarela pode frear otimismo

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontou a criação de 3.304 postos de trabalho em Campinas, em outubro. Na Região Metropolitana de Campinas, foram 8.375 vagas criadas. Baseada nos

Emprego cresce na RMC, mas fase amarela pode frear otimismo
Foto: Arquivo CBN

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontou a criação de  3.304 postos de trabalho em Campinas, em outubro. Na Região Metropolitana de Campinas, foram 8.375 vagas criadas.

Baseada nos dados do CAGED, Eliane Rosandiski, economista do Observatório PUC-Campinas, analisa que o motivo deste saldo positivo no emprego, que ocorre pelo quarto mês consecutivo, se deve principalmente ao alto volume de contratações na cidade de Campinas, o maior dos últimos oito anos.

Ela explica que a retomada nas oportunidades reflete a flexibilização nas medidas de distanciamento social e a retomada da confiança que veio com a Fase Verde na cidade.

No entanto, Eliane avalia que a vagas de emprego perdidas em 2020 ainda superam as criadas, com um déficit até o momento de 10 mil e 900 postos. Para Eliane Rosandiski, esse crescimento na oferta de vagas reflete um aumento na perspectiva de demanda com a chegada do Natal, pagamento do décimo terceiro e o auxílio emergencial.

No entanto, ela observa que o retorno do Estado de São Paulo à fase amarela pode desestimular a retomada, além da previsão do auxílio emergencial terminar no fim do ano.

Os empregos criados em outubro favoreceram os trabalhadores com Ensino Médio completo, na faixa etária de 18 a 24 anos. Trabalhadores acima de 50 anos seguem com poucas oportunidades.  As mulheres também foram menos favorecidas, ficando com 37% das vagas.

Conteúdos