O Mercadão de Campinas estava lotado na manhã desta terça-feira, 22, dias antes da comemoração do natal. O que chamou a atenção foi que não havia nenhum controle de acesso às dependências do prédio administrado pela Setec. Como a região se encontra na fase amarela, estabelecimentos comerciais podem receber apenas 40% de sua capacidade e cabe ao seu administrador limitar a entrada das pessoas para evitar aglomerações.
Em nenhuma das entradas havia controle. Na principal havia um guarda terceirizado, que fazia apenas a vigilância do local. Não havia medição de temperatura. Deste modo, o Mercadão ficou lotado, com os corredores cheios de gente e os estacionamentos totalmente ocupados. De todo modo, a população fazia uso de máscaras de proteção.
Em nota, a Setec informou que a lotação máxima de 40% da capacidade de público está sendo cumprida no Mercado Municipal como um todo. A autarquia está seguindo as orientações das autoridades da saúde, disponibilizando totens com álcool em gel nas quatro entradas. Os permissionários, funcionários e usuários em geral estão cumprindo a obrigatoriedade do uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca. Existem cones e fitas zebradas para auxiliar no isolamento. Além do efetivo normal, foram disponibilizados mais dois funcionários que estão controlando a questão do acesso e distanciamento. Nos açougues, comércios mais procurados nessa época a SETEC, em parceria com a Associação dos Permissionários, está fazendo um esforço ainda maior no controle, trabalhando para que todos respeitem o distanciamento e as demais orientações das autoridades sanitárias. Veja o vídeo:
