A OAB Campinas manifestou preocupação com a fase Vermelha aplicada pelo Governo em todo o Estado de São Paulo durante os feriados de fim de ano. Gustavo Maggioni, presidente da Comissão de shoppings da OAB Campinas, não questiona a medida, mas a forma como ela foi feita, sem qualquer prévio aviso.
Maggioni considera que mais uma vez os comerciantes foram pegos despreparados, com o planejamento dos estoques previstos para atender a todo o período de fim de ano e que atrásra deverão ficar parados.
Ele explica que essa retração nas vendas prejudica o faturamento e os pagamentos de contas, como salário, impostos e as parcelas de empréstimos do governo federal feitos para evitar demissões durante a pandemia.
Para Gustavo Maggioni, é preciso esperar pelo menos uma semana para medir o tamanho do impacto financeiro para os lojistas. Mas, ele teme que a medida cause ainda mais fechamentos e demissões no início de Janeiro. Desde maio, mais de 100 lojas encerraram suas atividades somente na cidade de Campinas. Um número que poderá aumentar no início de 2021.