Ouça ao vivo

Polícia Civil de Campinas realiza operação contra quadrilha

Arquivo

A Polícia Civil de Campinas é responsável por uma operação que inclui cinco estados do Brasil. Ao todo, são cumpridos 21 mandados de busca e 13 de prisão nesta segunda fase da Operação Invoice, que investiga uma quadrilha responsável por estelionato, receptação, furto de cargas e falsificação de documentos.

Aqui na região estão sendo cumpridos mandados em Sumaré, com um homem preso. Além de Sumaré, há alvos em Cotia (SP), Embu das Artes (SP), São Paulo (SP), além de cidades em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Mas todos os presos estão sendo encaminhados para a sede da DIG de Campinas, onde também fica localizada a unidade do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) no município. Ao todo, 103 policiais atuam nesta 2 fase da operação.

Na primeira fase da operação em abril foi descoberto um esquema que utilizava um grupo no Whatsapp para administrar encomendas roubadas através da clonagem de cartão de crédito. Os produtos eram enviados para outros estelionatários que revendiam os produtos em sites de compras na internet por um preço abaixo do mercado.

Empresas e pessoas físicas foram vítimas da quadrilha, segundo a polícia. A investigação apurou que a quadrilha fazia cadastro com cartão de crédito clonado em sites de compra de grandes lojas para entrega em endereços utilizados pelos golpistas.

Na primeira fase os alvos foram os que atuavam na logística do esquema. Nesta segunda fase, os alvos são os responsáveis pela Inteligência, que captava os dados para a falsificação de crédito. O nome da operação, “Invoice” se refere a palavra na língua inglesa, que quer dizer “nota fiscal”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.