A Policia Federal, cumpriu nesta quinta-feira, sete mandados de prisão preventiva , expedidos pela justiça contra envolvidos na Operação Overload. A operação deflagrada em outubro, desmantelou uma complexa organização criminosa, com ramificações em vários estados brasileiros e no exterior, que usava o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, para despachar cocaína para países da Europa.
De acordo com o delegado da Policia Federal, Geraldo Edson de Souza, 35 pessoas são investigadas. Os detidos nesta quinta-feira, já haviam sido presos, na primeira fase da operação e postos em liberdade após o termino da prisão temporária. No total foram expedidos pela justiça 15 mandados de prisão, porém, apenas sete foram detidos. Os demais já são considerados foragidos.
Todos os detidos trabalhavam na Área Restrita de Segurança do Aeroporto Internacional de Viracopos e foram recolhidos em unidades do sistema prisional da cidade. Entre os detidos estão articulares da quadrilha que agiam no terminal de cargas do aeroporto.
De acordo com o delegado da Policia Federal de Campinas, as investigações começaram em fevereiro do ano passado com a apreensão de 58 kg de cocaína. A estimativa é que a quadrilha tenha despachado através de Viracopos cerca de uma tonelada da droga para países como Portugal e Holanda. Deste total estimado 259 kg foram apreendidos pela Policia Federal.