Ouça ao vivo

Vacinação contra a covid-19 em SP começa em 25 de janeiro

Foto: Valéria Hein

O governador de São Paulo, João Doria, divulgou o plano estadual de imunização contra a covid-19, que tem início previsto no dia 25 de janeiro do ano que vem. Neste primeiro momento, o estado detalhou apenas a primeira fase da imunização, que atenderá profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos com mais de 60 anos. Pelo cronograma, essa etapa terá duração de nove semanas, com a vacinação de 13 milhões de pessoas.

Em 25 de janeiro, a imunização começará com os profissionais de saúde, quilombolas e indígenas. Nas semanas seguintes, a aplicação das doses se dará pela faixa etária, começando pelas pessoas com mais de 75 anos e seguindo um esquema semanal, que prioriza sempre os mais velhos. As vacinas serão aplicadas em duas doses. Para garantir o atendimento adequado, sem aglomerações, o estado vai ampliar os locais de vacinação, passando dos atuais 5,2 mil postos para cerca de 10 mil. Assim sendo, o estado vai ampliar os locais de vacinação para farmácias parceiras, escolas, quartéis da polícia e terminais de ônibus. Serão 54 mil agentes de saúde atuando nesta primeira fase, com o apoio de 25 mil oficiais de segurança pública.

Deste modo, o estado de São Paulo antecipou o Governo Federal em formalizar um plano de imunização. O governador João Doria disse que não pretende criar atritos com o Palácio do Planalto, mas defende que as autoridades têm que ser mais rápidas na imunização. “Neste momento, a união de todos deve se sobrepor à guerra ideológica. Na luta pela vida, não há espaço para o negacionismo.  Não há brasileiros de primeira e de segunda classe. Somos um mesmo povo, somos um mesmo país. Montamos em São Paulo um plano de imunização que nos permite iniciar a vacinação em janeiro. Não estamos virando as costas para um plano nacional de imunização. Mas precisamos ser mais ágeis e por isso estamos nos antecipando”, afirma. O governo de São Paulo informou ainda que vai disponibilizar 04 milhões de doses da CoronaVac para os outros estados, destinadas também aos profissionais de saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.