CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Bares lamentam impacto da fase vermelha

Um levantamento feito pela associação que representa bares e restaurantes no país apontou que 77% dos empresários do setor consideram possível ou provável o encerramento definitivo de suas atividades. A
Bares lamentam impacto da fase vermelha
Foto: Arquivo/CBN Campinas

Um levantamento feito pela associação que representa bares e restaurantes no país apontou que 77% dos empresários do setor consideram possível ou provável o encerramento definitivo de suas atividades. A consulta foi feita em janeiro deste ano, após o endurecimento das medidas restritivas impostas pela pandemia do novo coronavírus. Para os empresários, é preciso que haja incentivos fiscais, novas linhas de financiamento e moratória de impostos, como o IPTU. Essas medidas seriam fundamentais para a recuperação das atividades do setor, após nove meses de restrições e dificuldades ao longo da pandemia.

Em Campinas, os empresários do setor relatam as dificuldades que vêm enfrentando nos últimos tempos e o desespero por algum auxílio do governo. Para André Mandetta, proprietário do Bar Candreva, a aplicação da fase vermelha no período noturno e aos finais de semana praticamente impediu o setor de faturar. O cenário é desolador para um setor que já está sofrendo há quase um ano com o fechamento. Se você levar em conta que talvez de 60 a 70% do faturamento de um bar ou restaurante vem exatamente deste horário da fase vermelha, no período noturno e do final de semana, fica praticamente inviável, né”, afirma. O gerente da Rede Giovanetti, Wagner Bordin, explica que quando as coisas se encaminhavam para uma melhora, vei a nova reclassificação que atingiu em cheio os empresários do setor. Ele acredita que se continuar desta maneira, é provável que novas demissões aconteçam. O fechamento no fim de semana, para a gente vai ser terrível. A gente que veio de um 2020 muito ruim, no final do ano deu uma melhorada. A gente estava começando a ver uma luz no fim do túnel, mas infelizmente chegou o final do ano, veio o fechamento e atrásra em janeiro veio essa reclassificação. Isso aí para a gente, infelizmente se continuar desse jeito, vai haver mais demissões”, acredita.

De acordo com o plano São Paulo, os bares e restaurantes só podem funcionar até às 20 horas, de segunda a sexta-feira e devem ficar fechados aos finais de semana.

Conteúdos