A Prefeitura de Campinas deu continuidade na manhã deste sábado à vacinação de profissionais de saúde que não atuam na linha de frente do combate à pandemia. Os agendamentos foram liberados para profissionais da rede particular que fazem parte de categorias que a Prefeitura identificou com mais incidência de contaminação, como fisioterapeutas, dentistas e profissionais de saúde que atuam em ambulâncias.
A vacinação para esse grupo começou no dia 28 de Janeiro, no Centro de Vivência do Idoso, na Lagoa do Taquaral, que atende a região Leste de Campinas e neste sábado foi incluído um novo centro de imunização: o Caic da Vila União, que vai atender a região sudoeste. Eles receberam a vacina de Oxford, que após três meses exige uma segunda dose e todos que foram vacinados já saíram do local com a data agendada para a segunda dose.
Foram disponibilizadas para essa categoria até o momento 12 mil e 100 doses e as inscrições já se esgotaram. De acordo com o Prefeito de Campinas, Dário Saadi, ainda não foi definida uma data para a chegada de novas doses. A técnica de enfermagem, Raquel de Azevedo, consegui receber a primeira dose. Ela atua dentro de ambulâncias e enfrenta o riso de contaminação diariamente.
A Fisioterapeuta, Thaís Nagai, se emocionou ao receber a primeira dose do imunizante. No caso dos profissionais da rede pública, a totalidade já está sendo imunizada. Idosos que moram em instituições de longa permanência também estão recebendo a vacina. A estimativa da Prefeitura é de que cerca de 24 mil pessoas receberam a primeira dose das vacinas contra a covid-19 em Campinas até este sábado. A administração municipal recebeu até o momento 41.750 doses.