O número de profissionais que atuam diretamente na assistência de pacientes com Covid-19 que foram vacinados em hospitais públicos e particulares de Campinas atingiu 8.019 até este domingo, dia 24 de janeiro. A quantidade de pessoas é maior, pois o balanço não inclui as doses aplicadas no Hospital de Clínicas da Unicamp.
Campinas recebeu 24,9 mil doses da vacina CoronaVac, do Butantan. Os critérios de distribuição foram os mesmos definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde, priorizando os profissionais que trabalham no atendimento direto a casos da covid-19.
A vacinação é aplicada nos hospitais Dr. Mário Gatti e Ouro Verde, no Samu e nas UPAs Campo Grande, Carlos Lourenço, São José e Anchieta Metropolitana, além de hospitais particulares de Campinas.
Todas essas vacinas estão sendo aplicadas como primeira dose. A segunda ainda será enviada pelo Governo do Estado.
A Secretaria Municipal de Saúde lançou o site vacina.campinas.sp.gov.br, que esclarece dúvidas sobre vacinas e a atual campanha de vacinação na cidade.
O agendamento para outros grupos da primeira fase da vacinação será iniciado posteriormente. A definição depende da quantidade de vacinas que a cidade receberá. A prioridade é a imunização de quem atua no atendimento a pacientes com o novo coronavírus.
Quando Campinas receber novas doses, a Prefeitura vai divulgar as ferramentas para facilitar o agendamento.