O Cruesp, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas está solicitando ao governo estadual o envio de doses suficientes da vacina contra a Covid-19 para os hospitais públicos do Estado.
A falta de doses, de acordo com nota divulgada pela entidade, tem gerado imensos conflitos internos e insatisfação generalizada. O pedido foi encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, Jean Carlos Gorinchteyn.
Ainda segundo a nota divulgada pela entidade, há diversos hospitais que ainda não receberam doses da vacina ou receberam quantidade insuficiente nos primeiros lotes.
Os reitores afirmam que todos estão cientes das dificuldades em gerenciar numero limitado de doses existentes no Estado, porém pedem que sejam enviadas doses suficientes para hospitais públicos e filantrópicos, que atendem pelo SUS, nos quais os hospitais universitários se encontram.
A justificativa é que a saúde dos trabalhadores, estudantes e profissionais em treinamento nesses locais tem sido, e será, fundamental para o enfrentamento da pandemia.