Representantes de bares e restaurantes fizeram um protesto no final desta manhã em Campinas contra o fechamento dos estabelecimentos por causa da nova reclassificação do Plano São Paulo. Na fase laranja, que começou a valer nesta segunda-feira, restaurantes podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. Já bares podem trabalhar apenas com sistema de delivery, drive-thru e retirada, sendo que o consumo local está proibido.
A manifestação começou às 11h no Largo do Rosário, e o grupo seguiu em passeata em direção à Prefeitura. Veja o vídeo abaixo.

O empresário Daniel Garcia Gonzalez disse que a restrição mata a atividade, uma vez que grande parte dos estabelecimentos funcionam no período noturno. “Precisamos trabalhar. A gente não pode fechar, ficar fechado com esse horário restrito. No meu caso especificamente, meu bar é noturno então fechar às 20 horas é inviável”, afirmou. Já Gustavo Massaiolli disse que as autoridades deveriam mostrar sensibilidade com o setor e retomar o horário de funcionamento que estava em vigência até a semana passada. Ele garante que os bares e restaurantes estão adaptados para receberem clientes com segurança. “Era só continuar como estava na semana passada. Não fechar no sábado e domingo e continuar até às 22 horas. Aí eu acho que não vai acontecer nada, porque o nosso setor é o mais seguro que tem, com álcool gel, higienização. Então acho que não vai ter esse problema”, acredita.
A manifestação contou com a presença de policiais militares e agentes de trânsito da Emdec, para segurança e orientação de pedestres e motoristas. Durante o ato, nenhum incidente foi registrado.