Previstas para começar em 8 de fevereiro, as aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Campinas serão retomadas em 1º de março. A alteração tem relação com a reclassificação da região para a fase laranja no Plano São Paulo e a indicação do Conselho de Desenvolvimento da RMC.
A mudança, no entanto, afeta somente as aulas presenciais. O início do ano letivo acontece com as aulas remotas em 8 de fevereiro. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde, diz que as 207 escolas estão preparadas para receber em 1º de março os 47,6 mil alunos que retornarão às aulas presenciais.
Entre eles, estão estudantes matriculados na pré-escola, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, profissionalizantes e de qualificação profissional. Todos terão aulas com redução de horário, revezamento de turmas para garantir o distanciamento e vão seguir protocolos sanitários.
O cronograma prevê um retorno híbrido, com aulas presenciais e por meio da plataforma digital. Mas o retorno presencial é facultativo. Caso a família não queira levar a criança à escola, poderá acompanhar as aulas pelo sistema remoto. O conteúdo será o mesmo, de acordo com o município.
Cada aluno receberá um kit com quatro máscaras não descartáveis e um vidro individual de álcool em gel. Além das máscaras, os professores também vão contar com protetor facial. As carteiras e os lugares nos refeitórios terão distanciamento de 1,5 metro. Totens com álcool gel serão distribuídos.